Tenho certeza de que você já ouviu falar sobre VPN, mas você realmente sabe o que é uma VPN? A Virtual Private Network (VPN), traduzindo: “Rede Privada Virtual” que é uma tecnologia bastante popular entre usuários de internet.
Essa tecnologia vai garantir a segurança e privacidade online de seus dados, bem como, uma conexão segura e criptografada entre o seu dispositivo e a internet. Agora, vou te falar o que realmente é uma VPN, como ela funciona, vantagens e desvantagens dessa tecnologia.
O Que é VPN?
Normalmente quando enviamos uma mensagem para alguém, essa mensagem sai do seu dispositivo e passa diretamente pela internet, onde podem ser vistos por outras pessoas, como hackers ou seu provedor de internet.
A principio, é como se enviássemos uma carta sem envelope, qualquer pessoa poderia ver o conteúdo durante o caminho. Logo, a VPN é uma espécie de “Túnel” como uma rede privada digital entre o dispositivo dos usuários e os servidores VPN.
Todos os dados transmitidos através desse túnel são criptografados, o que significa que são convertidos em um formato que apenas o destinatário pretendido pode ler. Dessa forma, as informações são protegidas contra hackers ou outras ameaças online.
Como Funciona uma VPN?
Quando você está conectado a uma VPN, seu dispositivo irá se comunicar com o servidor da rede privada virtual que pode estar em qualquer lugar do mundo, a VPN irá criar o túnel criptografado entre você e a internet. Portanto, todos os dados que passam por esse túnel são criptografados, tornando-os ilegíveis para qualquer pessoa que possa interceptá-los.
Todo o tráfico de internet que irá passar pela VPN ficará com o endereço de IP camuflado, isto significa, que o servidor de VPN irá redirecionar este tráfico para o seu próprio endereço de IP, ocultando o endereço de IP real do usuário.
Assim, a proteção dos dados do usuário é garantida e sua localização geográfica também.
Lembrando que o servidor de VPN se conecta a internet como se fosse o verdadeiro usuário, isto é, consegue transferir os dados de volta ao dispositivo primário através do túnel criptografado.
Vantagens de Usar uma VPN
Privacidade e Anonimato
Uma das principais vantagens de usar esse serviço é a capacidade de navegar na internet de forma anônima. Dessa forma, ao mascarar o endereço IP real do usuário, essa tecnologia torna muito mais difícil para sites, anunciantes e outras entidades rastrearem as atividades online do usuário.
Maior Segurança
Primeiramente, a principal vantagem de uma rede privada virtual é oferecer uma camada extra de segurança ao criptografar os dados que serão transmitidos entre o dispositivo do usuário e o servidor VPN. Por exemplo, quando utilizamos redes Wi-Fi públicas, que todo mundo sabe que são inseguras e vulneráveis quando falamos de ataques de hackers.
Acesso a Conteúdo Restrito
É normal vemos muitas pessoas que utilizam as VPNs para ter acesso a conteúdo que normalmente não está disponível em sua região ou localização. Por exemplo, serviços de streaming como Netflix, Hulu e BBC iPlayer que têm geralmente possui diferente bibliotecas de conteúdo em diferentes países. Por fim, com uma VPN você pode se conectar a um servidor que está em um outro país, onde o conteúdo que você quer ter acesso está disponível e acessá-lo como se estivesse fisicamente presente nesse país.
Censura
Em determinados países, o governo costuma censurar o acesso à internet, bloqueando sites e serviços específicos para restringir o acesso a informação. Nesse sentindo, uma VPN pode ajudar os usuários a evitar essas restrições, dessa forma, conseguem tem acesso a internet livremente e sem censura.
Economia de Dinheiro
Você com certeza já deve ter feito uma pesquisa usando a guia anônima para comprar algum produto ou serviço pela internet, no intuito de encontrar a melhor opção de custo-benefício. Porém muitas pessoas confundem VPN e Guia anônima, apesar de serem serviços que podem melhorar a privacidade online. Eles funcionam de maneiras diferentes e oferta níveis de segurança diferentes.
A guia anônima normalmente permite que você navegue na internet sem salvar algumas informações, como por exemplo, histórico de navegação, cookies e dados de site ou formulários e senhas. Ao contrário da guia anônima a VPN garante o anonimato real ocultando o seu endereço IP e criptografando todos os dados, ou seja, esconde suas atividades de IPS, garante segurança Wi-Fi e pode acessar conteúdos restritos em regiões diferentes.
Sobre tudo, quando estiver procurando por um produto ou serviço em específico como reservas de voos e hotéis, que normalmente oferecem preços diferentes com base na localização geográfica. Assim, usando uma VPN, você pode se conectar a servidores em diferentes países e comparar preços para encontrar as melhores opções para você.
Desafios e Limitações das VPNs
Existem alguns desafios e limitações no que diz respeito a VPN. Por exemplo, limitação na velocidade da sua conexão, confiança no provedor de VPN, bloqueios ou compatibilidade de dispositivos.
Em suma, quando utilizar uma VPN sua internet pode ter uma latência maior e reduzir a largura de banda, isso porque os dados precisam ser criptografados e redirecionados através do servidor. Ao escolher um provedor de VPN, opte por servidores que não registre suas atividades online, além disso, que tenha política de privacidade clara e transparente. Então, fique atentos, alguns serviços online podem implementar técnicas de detecção e bloquear conexões. Por último, algumas VPNs não são compatíveis com todos os sistemas operacionais, portanto, verifique isso quando for escolher.
Como Escolher uma VPN
E agora!? Como faço para escolher uma VPN segura?
Primeiramente, procure por segurança, certifique se a VPN possui criptografia forte (como AES-256) e oferece protocolos seguros (como OpenVPN ou WireGuard). Escolha uma VPN que tenha uma política de não registro nos (no-logs policy), dessa forma vai garantir que suas informações não sejam monitoradas ou armazenadas. Acima de tudo, Em termos de velocidade, econtre uma que ofereça servidores rápidos e estáveis.
Para facilitar seu uso, verifique a localização dos servidores, principalmente se você quer acessar um conteúdo de países específicos. Por fim, a VPN deve ter um aplicativo facil de utilizar, além disso, pesquise o custo de cada VPN para escolher a melhor opção.