O que é Segurança Cibernética?
Atualmente, vivemos a era da tecnologia e entender mais sobre Segurança Cibernética é essencial para saber como se proteger no mundo digital. A tecnologia continua avançando e facilitando muito a nossa vida, porém nessa vez mais a quantidade de ameaças cibernéticas tem aumentado, como malware, phishing e outros ataques de negação de serviço (DDoS).
Então, vou falar um pouco mais sobre os princípios básicos da segurança cibernética e trazer as principais práticas básicas que realmente são eficazes para proteção de seus dados e sistemas. Afinal, segurança nunca é demais!
O Que É Segurança Cibernética?
Quando falamos de “segurança cibernética” nos referimos a proteção de sistemas, redes e dados de modo geral. Nesse sentindo, ter segurança cibernética envolver a implementação de medidas técnicas que são tomadas, a fim de garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dessas informações.
Quais São as Principais Ameaças Cibernéticas
Normalmente, as principais ameaças cibernéticas são:
Malware: Programas maliciosos, como vírus, worms e trojans, são criados para infectar e comprometer dados.
Phishing: Ataques de phishing envolvem o envio de e-mails ou mensagens falsas. Com o intuito de enganar os usuários a revelar informações pessoais ou credenciais.
Ransomware: Um tipo de malware que criptografa arquivos ou bloqueia sistemas. Dessa forma, normalmente exigem um resgate para restaurar o acesso.
Ataques de Negados de Serviço (DDoS): Esses ataques visam sobrecarregar servidores e redes, tornando-os inacessíveis aos usuários legítimos.
Quais Medidas de Proteção Cibernética?
Existem diversas formas para que você consiga se proteger desses ataques e vou te falar 5 formas de garantir mais que você tenha mais segurança.
Lembre-se que atualmente temos inúmeras opções de sistemas e tecnologia voltadas para segurança cibernética.
Antivírus e Anti-Malware: Use e abuse de software de segurança confiável.
Você pode pesquisar e procurar um antivírus que atenda às necessidades básicas de segurança.
Lembre-se de sempre mantê-lo atualizado para proteger contra ameaças cibernéticas.
Vou deixar uma lista os antivírus gratuitos que podem aumentar sua segurança digital:
- Bitdefender Free Antivirus.
- Avira Antivirus.
- Avast Free Antivírus.
- AVG Antivírus
- Kaspersky Anti-Virus.
- Bitdefender Internet Security.
- McAfee Internet Security.
- Norton AntiVirus.
Firewalls: Configure firewalls para monitorar e controlar o tráfego de rede.
Faça as configurações básicas para que o antivírus bloquei atividades suspeitas.
Atualizações Regulares: Sempre mantenha sistemas operacionais, aplicativos e dispositivos atualizados.
Ou seja, quando o sistema está solicitando atualizações, significa que foi corrigido possíveis vulnerabilidades conhecidas.
Autenticação Multifatorial (MFA): Implemente MFA para adicionar uma camada extra de segurança. Você pode adicionar múltiplos métodos de autenticação, isso vai garantir mais segurança.
Conscientização: Hoje em dia o que mais tem são pessoas clicando em links, preenchendo informações pessoais sem verificar a veracidade. Então fiquem atentos as práticas seguras, como evitar clicar em links suspeitos e criar senhas fortes.
Desafios da Segurança Cibernética
Enquanto a tecnologia avança para proporcionar mais segurança, avanços na medicina e principalmente simplificar a forma como vivemos, também vemos isso na evolução dessas ameaças, que a todos momentos estão com ataques mais aprimorados, utilizando a tecnologia a seu favor. Nesse sentido, utilizar a Cibersegurança que é basicamente a prática de proteger e garantir a segurança sistemas e rede, vai proporcionar mais segurança, principalmente para quem trabalha com a internet.
Dessa forma, continuo reforçando a importância da conscientização dos usuários, e profissionais qualificados para o desenvolvimento de seguranças voltadas para prevenção de problemas relacionado a segurança cibernética
Garantir a segurança cibernética é uma preocupação para todos, principalmente quem utilizam a tecnologia como ferramenta de trabalho.
Então, fiquem atentos e sejam proativos, melhore a proteção dos seus dispositivos, não clique em links ou preencham informações pessoais. Segurança nunca é demais!
Se você chegou até aqui e gostou do nosso conteúdo, compartilhe com quem precisa. Dessa forma, podemos contribuir para redução e proteção dos nossos dados e sistemas contra ameaças cibernéticas.